Geraldo Bertolo

Perito Criminal Federal, Bel em Ciências Contábeis e Direito e pós-graduado em Auditoria Governamental, Curso Superior de Polícia, foi Chefe do Serviço de Criminalística da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Diretor do Instituto Nacional de Criminalística – INC – BRASÍLIA, Diretor Técnico Científico da Polícia Federal – Brasília, Presidente da Fundação Polícia Federal de Apoio ao Ensino e à Pesquisa – Brasília/DF, Superintendente dos Serviços Penitenciários no Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Assessor Especial do Governo do Estado do Ceará – Fortaleza/CE, Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP/CE – Fortaleza/CE, Secretário Executivo da Controladoria Geral de Disciplina do Estado do Ceará/CE, Professor de criminalística da Academia Nacional de Polícia – Brasília, Professor da disciplina de Locais de Crime pelo Instituto de Pós-graduação (IPGO), Professor da disciplina de Locais de Crime pela UNICLASS/UNIP (Universidade Paulista), Autor do capítulo PERÍCIAS CONTÁBEIS, do Livro CRIMINALÍSTICA, da série “Tratados de  Perícias Criminalísticas”, Editora Millenium, 6ª Edição – 2014, Representante do Brasil, de 2004 a 2007 junto a Academia Iberoamericana de Criminslística AICEF. Detentor da medalha do Pacificador, outorgada pelo Exército Brasileiro.


Ranvier Feitosa Aragão

Graduado em Engenharia. Perito Criminal de Classe Especial do Instituto de Criminalística do Estado do Ceará, atual Coordenadoria de Perícias Criminais da Pefoce, onde foi gerente por nove anos, exercendo outras chefias técnicas, atualmente aposentado.  Professor de Cursos de Pós-Graduação, de Capacitação e de Formação de Peritos em diversos Estados. Especialista em Perícias de Acidentes de Trânsito em caráter especial, com título conferido pela Associação Brasileira de Criminalística. Integrante da comissão incumbida pela Associação Brasileira de Criminalística de elaborar as recomendações técnicas para a padronização de procedimentos e metodologias empregados nas perícias de acidentes de trânsito. Autor dos livros Acidentes de Trânsito – Análise da Prova Pericial, 6ª Edição – 2016, Investigação Pericial em Locais de Acidentes de Trânsito,1ª Edição – 2015, Incêndios e Explosivos – Uma  Introdução à Engenharia Forense, 3ª Edição – 2010, pela Editora Millennium – Campinas, SP. e Coautor do Livro Química Legal e Incêndios, Tratado de Perícias Criminalísticas pela Editora Sagra Luzzatto e autor de dezenas de trabalhos técnicos.


Sebastião Heber Martins

Graduado em Engenharia Mecânica. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Matemática Aplicada pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Atuou na docência de Ciência de Materiais, Materiais de Construção, Mecânica e Tecnologia de Soldagem. Na Pesquisa atuou nas áreas de Metalurgia de Soldagem, Fragilização de Juntas Soldadas, Fragilização por hidrogênio, Mecânica da Fratura de metal de solda e soldagem subaquática em água doce. Amplo conhecimento em laboratórios metalúrgicos, bem como preparação de corpos de provas, análises metalográficas e ensaios de propriedades mecânicas.


Eymard F. Brito de Oliveira

Médico e Advogado. Especialista em Ciências Criminais (UCAM). Mestre em Medicina Forense (Universidade de Valência, Espanha). Mestrado e Doutorado em Educação (UNINCOR). Pós-Doutorado em Direito e Saúde (Universidade de Messina, Itália). Atuou como docente na Universidade Vale do Rio Verde e Faculdade de Direito de Varginha. Pesquisador Doutor da UNIFESP/CNPq. Especialista em Cirurgia Cardiovascular, Angiologia e Cirurgia Vascular (FCMMG/SCMBH/CRMMG) e Medicina do Trabalho (FMIt). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9781245166540101


José Hézio Baraldi

Sub Ten. Da Polícia Militar de Minas Gerais com formação técnica de Segurança Pública. Comandou o Grupo da Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais de 1996 a 2007 e o Pelotão de Polícia Militar Ambiental de 2007 a 2010. Cursou pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais: Preservação de locais de crimes e acidentes, Criminologia e estatística, Direito Penal, Primeiros Socorros, Perícia Técnica em locais de Acidentes de Trânsito. Curso técnico de resgate pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Instrutor de Direção Defensiva pelo DER/MG e Sest Senat-MG.


Paulo Vitor B. de Oliveira

Graduado em Matemática com autorização em Física pela Universidade Estadual de Minas Gerais, em Direito pela FCG.
Especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo IPOG e em Reconstrução Analítica de Acidente de Trânsito pelo CE-IRAT/Patrocinado pela Universidad Antonio Nariño – Argentina.  Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Processual Penal, Direito do Trabalho pela Faveni, em Gestão de Negócios com ênfase em Transporte pela FDC.
Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e da Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais. Experiência profissional multidisciplinar nas áreas de educação e transportes tendo seus trabalhos reconhecidos através das condecorações: Medalha Tiradentes – ano 2011, conferida pelo Estado do Mato Grosso do Sul através do decreto 1.509 de 11 de abril de 2011. Comenda “Campo Grande de Economia” – ano 2011, conferida pelo Conselho Regional de Economia/MS. Medalha da “ordem do Mérito Imperador D. Pedro II” – ano: 2012, conferida pelo Estado de Minas Gerais através do Corpo de Bombeiros Militar. Medalha Insígnia do Mérito Policial Militar – ano:2014, conferida pelo Estado do Mato Grosso do Sul através do decreto 3.631 de 27de agosto de 2014, Medalha do Mérito Policial Militar, concedida pelo estado do Mato Grosso do Sul através do decreto nº 1 867, de 4 de setembro de 2018.
Autor do artigo: A prova técnica como excludente de responsabilidade objetiva na relação laboral envolvendo acidente de trânsito.
Coautor do projeto Gestão de processos internos em acidentes de trânsito. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) – Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2018  http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/43 .


Professor Doutor Anderson Demétrio Barata Soares

Engenheiro Químico com habilitação em Alimentos, Doutor em Alimentos e Nutrição Experimental pela USP (Universidade de São Paulo), Mestre em Ciências de Alimentos pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Especialista em Segurança e Higiene do Trabalho pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Atuou como perito ad hoc do TJMG; como consultor atua na elaboração de projetos de segurança do trabalho como PCMAT, PCMSO E PPRA. Inscrito no CREA-MG: 04.0.0000175267 e no CRQ-MG:02300961.
Responsável pela elaboração das ementas do curso de Engenharia de Produção Química da UCL Ensino Superior, onde participou dos trabalhos de autorização e funcionamento do curso, recepcionando a comissão do MEC. Atuou como Coordenador Técnico do curso de Engenharia de Alimentos da UCL Ensino Superior Unificado do Centro Leste (Serra – ES).
Foi Professor Titular do departamento de química do UNIS/FEPESMIG, Professor convidado da disciplina de higiene do trabalho II do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho da UNIVAS, Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre – MG; Professor do curso de Farmácia e de Nutrição do departamento de alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; no IFSULDEMINAS, atuou nos campi de Muzambinho e Pouso Alegre como professor dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Agronômica e Técnicos em Alimentos, Administração, e Informática.